Uncategorized

Vivendo o Agora

Você está com seus amigos. As pessoas estão conversando, rindo e bebendo, mas não necessariamente nesta ordem. Bom, talvez tudo ao mesmo tempo.

Queria que Aline estivesse aqui – surge uma súbita voz em sua mente, aliada a um intenso frio, que sobe pelas suas espinhas e te faz lembrar de como eram os invernos ao lado dela – Bosta. Por que teve que acabar? – E sua mente não se calaria tão facilmente, não fosse ela interrompida por outra voz.

-E sexta feira que vem, você vai poder ir lá? – Te perguntam, mas você já não faz ideia do que estejam falando.

Por que viver o agora?

Todos passamos por estas situações. Eu, você e até Chuck Norris, se bobear.

Perder-se nos próprios pensamentos é normal, mas não necessariamente é saudável ou desejável. Tanto passado quanto futuro são tempos abstratos em nossas mentes, mas muitas vezes acabam tomando-se protagonistas acima do real tempo presente.

Existem momentos e momentos. Nunca é bom deixar de saborear o agora para se afogar pelo passado amargo ou para criar expectativas de um doce futuro. Você pode fazer isso quando estiver entediado, ou sentado em uma privada, mas não enquanto houver amigos, pessoas, paisagens e qualquer estímulo externo aproveitável ao seu redor.

Algo que parece tão óbvio, mas que certamente passa despercebido em nosso dia a dia, e que com certeza tornará a sua percepção da realidade muito melhor.

Passando o passado

Ter o hábito de focar no que só existe nas memórias já foi um grande problema para mim. E isto não significa que eram más lembranças.

Em épocas em que me sentia mais infeliz, eu também costumava ser muito nostálgico. O que eu tinha no momento parecia ser muito pior do que eu tinha antes, e isto bloqueava qualquer oportunidade ou entusiasmo para seguir em frente.

Mágoas, nostalgia, decepções, traumas. Livre-se dessas bobagens!

Futuro, apenas para cartomantes

Você precisa chegar cedo no trabalho, pois uma reunião importantíssima com o cliente lhe aguarda.

No dia anterior, seus pensamentos começam a simular o que pode acontecer. Melhor. O que deve acontecer. Os clientes aparentam ser legais, educados, adoram seus produtos, mas um deles critica as peças de alumínio utilizadas no aro de uma das válvulas. Você se preocupa. Isso pode acontecer, talvez, e se acontecer, basta mostrar as tabelas de custo benefício e alguns estudos relacionados. Tudo perfeito.

“Preciso acordar cedo. 45 minutos antes do normal. O que me priva dos mesmos minutos de sono. Preciso dormir logo. Sono? Cadê você?”

Insônia. Ansiedade. Expectativas. Frustração.

Você planeja cada detalhe e se prepara para os eventuais problemas. O cenário fica perfeito em sua mente, mas você com certeza não pensou na dificuldade em dormir, no trânsito, no elevador quebrado e na irônica ligação de seus clientes dizendo “Olá, desculpe, mas tivemos um imprevisto e não poderemos comparecer na reunião”.

O futuro é incontrolável, e só por isto eu digo – Não perca tanto tempo com ele.

Ahhh o Agora!

Desde que comecei a viver mais o presente, meus níveis de felicidade não são mais os mesmos.

Quando foi a última vez que me deprimi por lembranças ou fiquei nervoso por algo que ainda poderia acontecer?

As portas se abrem para sensações e vivencias que antes estavam completamente fechadas, e isto eu posso afirmar – faz toda a diferença.

Só não se engane pensando que você já conhece esta lição, pois eu sei bem o quanto sou um mero iniciante na arte do Agora.

Meu próximo passo é eliminar o multitask, mas isso fica pra um próximo post….

DUPLIQUE A SUA PRODUTIVIDADE E GANHE MAIS TEMPO E DINHEIRO

Agende um Coach-Training em Produtividade presencial

Quero ter uma alta performance
0 Shares
Share
Tweet
Share
Pin