Autoconhecimento

22 Lições de Vida que Todos Deveriam Aprender | Manifesto 2014

Eu amo manifestos.

Para mim não há nada mais assertivo e convicto que anunciar um manifesto. É sair de cima do muro e vestir a camisa de seus ideais e das suas ações. Uma declaração, uma afronta, uma revolução – tanto social quanto interna – que representam muito mais que palavras. Manifestos tem o poder da mudança.

Tudo começou depois de ler as mensagens que Paul Flanagan, um pai com câncer terminal, deixou aos filhos antes de morrer. É um lindo manifesto de 28 itens que todos deveriam seguir.

Para celebrar e organizar esta etapa mais prática da vida minha, eis meu manifesto, versão 2014:

1- A vida é curta demais para não agir. Nos arrependemos mais do que deixamos de fazer, e não no que fizemos de errado – é capaz que você nem se lembre de suas ações erradas, mas eu me lembro de diversas vezes que deixei de fazer algo por medo ou falta de atitude. Esteja pronto para morrer. Viva plenamente!

2- Supere seus medos. Eles indicam justamente o que você precisa para encontrar equilíbrio – muitas vezes, seus pontos fracos são formados em cima de seus medos. Superar e encarar o que você teme agora, irá gerar confiança para lidar com futuros medos. Fugir só irá fazer com que a bola de neve cresça.

3- Sonhos sem a prática são mera ilusão. Não adianta apenas sonhar alto. Faça planos, tire tudo do papel e mantenha seus objetivos de pé.

4- Siga as suas prioridades. Se você quer ser um grande escritor, então gaste a maior parte de seu tempo escrevendo, e não jogando video game.

5- Busque o equilíbrio em suas qualidades e defeitos. Ser desorganizado é um defeito, mas ser compulsivamente organizado também o é.

6- Se algo está errado, então mude. Pare de reclamar. É possível mudar tudo em sua vida, desde a sua personalidade até a sua realidade, mas você precisa deixar de ser um chorão.

7- Se algo está errado, mas não é possível mudar, então se conforme. Pare de reclamar. Algumas coisas você não pode mudar ou controlar. Aprender a conviver e retirar o melhor possível da situação.

8- Problemas são lições da vida, assim como seus erros. Aprenda com eles e você irá parar de cometer os mesmos erros. Caso os problemas persistam, ainda existem lições a aprender. Busque estas lições como se fossem as coisas mais importantes da sua vida.

9- O fundo do poço é seu amigo. Se você chegou ao fundo, então agora resta apenas partir em direção ao lado oposto. Muitas vezes nos prendemos a medos sem sentido. Chegar no fundo do poço é se tornar um com seus medos e aprender que eles não são tão monstruosos assim.

10- Agir apenas para si é mais difícil do que agir pelos outros. É difícil cumprir seus objetivos sem procrastinar, porém quando existem outras pessoas dependendo das suas ações, você se sentirá mais útil e motivado.

11- Sacrifícios são necessários. Se você quiser algo, terá de fazer escolhas. A boa notícia é que a maioria deles não são permanentes – não adianta querer ser um bom músico tocando 20 instrumentos mal. É preciso primeiramente escolher um e abandonar todos os outros. Quando for possível, você poderá aprendê-los.

12- Todos são humanos. Não julgue. As primeiras impressões podem não ser boas, mas todos temos problemas, medos e defeitos. Os outros não são nem inferiores nem superiores. Somos apenas diferentes.

13- Aprenda a dizer “não”. Fazer coisas pelos outros é bom, mas não saber separar isso das suas próprias vontades e necessidades é um grande erro. Não seja um bunda mole.

14- Tenha Corpo, Coração, Mente e Alma em equilíbrio e bem desenvolvidos. Em longo prazo, as partes defasadas começam a prejudicar as partes priorizadas – Como uma pessoa inteligente poderia utilizar o seu conhecimento tendo dores nas costas todos os dias? Como uma pessoa espiritualizada poderia agir para o bem, se suas emoções estão fora de controle?

15- Tenha expectativas realistas. Sonhe livremente, mas lembre-se que sonhos são apenas resultados. O caminho até eles não será fácil e maravilhoso. Você começará pequeno, irá falhar, não terá o devido retorno e isso tudo é normal, mesmo que as suas ideias sejam geniais.

16- Seja você mesmo, não importa o quê. Ser diferente é normal. O anormal é querer ser igual a todo mundo. Não adianta tentar agradar aos outros, se você não agradar a si mesmo primeiro.

17- Seja grato por tudo, até os infortúnios. Para ter mais do que você já possui, é necessário ser grato para utilizar ao máximo seus recursos, habilidades e oportunidades.

18- Você está errado. Não importa o assunto, é muito provável que você esteja errado. Se não for hoje, daqui 50 anos as suas verdades provavelmente serão mentiras. Logo, não agarre seus ideais e verdades com tanta força. Tão pouco deixe de acreditar em coisas interessantes por causa de ceticismos.

19- A forma como você vê as outras pessoas é um reflexo seu. Coisas que você considera irritante nas outras costumam ser defeitos que você esconde ou odeia. O mesmo vale para tudo o que você admira.

20- Deseje menos. Faça mais. Crie menos expectativas, pois elas irão todas falhar miseravelmente. Não se engane criando desejos que não suprem as suas necessidades. Não seja consumista, tanto de forma material quanto intelectual.

21- Tudo é relativo. Crie pontos de vista que sejam benéficos. Posicione-se melhor e a realidade irá mudar.

22- Não desista. A vida é difícil porque precisa ser assim. Encontre caminhos. Mude. Adapte-se. Evolua. Comece de novo. Ligue o foda-se. Um passo de cada vez e você chegará lá.


E para você? Quais são as lições mais importantes que você compartilharia com as pessoas que ama?

DUPLIQUE A SUA PRODUTIVIDADE E GANHE MAIS TEMPO E DINHEIRO

Agende um Coach-Training em Produtividade presencial

Quero ter uma alta performance

Sobre o autor - newryo

Consultor-Coach de Desenvolvimento Pessoal. Interessado em novos paradigmas sociais, espiritualidade, empreendedorismo e em formas de mudar o mundo.

0 Shares
Share
Tweet
Share
Pin