Produtividade

Guia minimalista de produtividade – GTD

Getting Things Done, ou GTD é um termo que se tornou popular nos últimos anos, assim como as centenas de aplicativos e metodologias voltadas para produtividade.

Apps possuem boas intenções e funcionalidades. A sua maior vantagem é ter em mãos as nossas anotações independente do lugar, mas a longo prazo, nada disso tende a funcionar.

Para mim, uma técnica tem funcionado por um bom tempo, e ela consiste em passos e ações bem simples.

Ferramentas

– Bloco de notas do computador

– Bloco de notas ou papel de verdade

– Email (mande os blocos de notas para o email quando for se mover)

Metodologia

1- Tarefas vs Projetos vs Metas vs Mudanças

Não trate todas as suas atividades da mesma forma, pois lidamos de forma diferente com cada uma.

Costumo dividir as ações em:

a- Tarefas: ações rápidas e práticas que não precisam ser divididas e que são feitas apenas uma vez. Ex: Limpar o quarto.

b- Projetos: São atividades complexas e é essencial que você defina e planeje os passos através de tarefas a serem realizadas. Ex: Fazer meu blog.

c- Metas: classifico como metas todas as atividades que quero cumprir dentro de um limite, e que geralmente precisam de esforço contínuo. Ex: Ir para a academia todos os dias.

d- Mudanças: não são atividades, mas sim aspectos que eu gostaria de mudar em minha vida. O fazer é muito dependente do ser. Ex: Ter menos medo de errar.

 

2- Organização por período.

Seja realista com suas atividades. Mudanças podem demorar a vida inteira e precisam ser planejadas, estudadas e analisadas. Projetos podem durar meses. Metas possuem grande ligação com um curto e contínuo prazo. Tarefas devem ser atividades de um dia apenas.

Não defina coisas que você não fará. Apenas afirmar que seu blog precisa ser feito neste mês não fará com que ele seja feito. Divida o projeto em pequenas atividades e divida elas em alguns dias.

Se organize em dois tipos de arquivos. Um anual, com projetos, metas e mudanças para o ano e outro mensal, onde você irá anotar diariamente o que deve ser feito.

3- Menos é mais.

Nunca planeje fazer demais. 10 tarefas em um dia é algo impossível. É capaz que 10 dias se passem e você faça apenas uma.

O ideal é ter no máximo 3 tarefas por dia que sejam cumpridas, não importa como.

Também não tenha vários projetos paralelos. Faça apenas um, do início ao fim. Metas que consomem tempo, como “caminhar”, “escrever”, “compor”, não devem ser marcadas paralelamente, ou você ficará sem tempo.

4- Valorize o que foi feito

Sempre deixe anotado o que foi feito diariamente. Marque como “ok” e no fim do mês faça uma breve analise do que você conseguiu fazer ou não. Provavelmente você irá se surpreender em como as coisas foram feitas e isto será um grande estimulo para que você faça ainda mais.

Após cada ano, faça uma retrospectiva no seu arquivo anual e mensal e veja o que foi realizado. Reconheça suas falhas e faça novas estratégias para o ano seguinte, recomeçando o ciclo.

5- Ciclo do sucesso

O sucesso só pode ser atingido através da correção dos erros. Não desanime quando as coisas não darem certo. Planeje ciclos de tentativas, sempre estudando e analisando as suas falhas anteriores. Errar é essencial, não tenha medo!

6 -Entender e planejar é fundamental

Antes de definir que quer fazer algo, entenda melhor como seu objetivo pode ser concretizado. Entenda perfeitamente a área, conheça pessoas que tiveram sucesso e descubra o que poderia causar falhas. Pretendo falar mais sobre isto em outro momento.

 

Caso de Uso – Meu Mês de Abril

Minha organização para fazer coisas neste mês foi feita da seguinte forma.

Criei um arquivo .txt cujo conteúdo está separado em várias partes. Determinei que o objetivo principal seria compor e gravar uma ou mais músicas neste mês. Para conseguir isto, não basta querer. Decidi que devo analisar as grandes composições, assim como realizar exercícios de composição para me aperfeiçoar. Seria ilusório acreditar que algo bom saia nas primeiras tentativas.

Defini como metas tentar compor sempre que possível e escrever posts a cada dois dias. Minhas noites com 3 horas disponíveis são divididas basicamente em:

Segunda – Academia e Escrever
Terça – Estudar Música e compor
Quarta – Aula de canto e Escrever
Quinta – Academia e compor
Sexta – Estudar música e Escrever
Sábado – Livre e sair
Domingo – Livre e Escrever

Para mudar minha dificuldade em compor, decidi tornar isto um hábito, tocando em todos os dias demarcados apenas sons novos, anotando e gravando tudo. Isto também trabalha uma importante mudança relacionada ao medo de errar.

Para apoiar a escrita quase diária, fiz uma aposta onde devo pagar R$5,00 por dia que eu atrase a escrita.

Embora todos os dias estejam demarcados, tenho liberdade de quebrar a rotina. Se estressar por não conseguir seguir seu plano nunca irá ajudar em nada, mas ao mesmo tempo, não dar importância para os planejamentos nunca fará com que as coisas saiam do papel.

Algumas outras metas dos meses anteriores também foram copiadas para o planejamento deste mês.

Para me planejar melhor em relação a composição, me inscrevi em um curso online de Songwriting e estou fazendo diagramas e esquemas em folhas sulfite relacionadas a música. Desde a ligação dos acordes, o sentimento que cada combinação passa, os sons de cada consoante e silabas, recursos linguísticos, anotações de músicas e etc.

A seguir, uma cópia de partes de meu bloco de notas de abril:

 Tarefas
——————————–
(Coloque suas 3 tarefas do dia aqui.)

Metas
—————–
Compor frequentemente
Escrever um post a cada dois dias
Academia 2x semana (ok) [marco um ok quando se tornou hábito]
Evitar comer carne e ingerir alcool e drogas. (ok)
Meditar todas as manhãs (ok)
(quando você falhar com uma meta, fique consciente disto e remova o Ok!)

Textos
—————————–
(quando as ideias de assuntos surgem, eu vou inserindo aqui)

Projetos
——————————
Compor e Gravar [O prazo é este mês]

Mudanças
——————————-
Menos medo de errar (eu não estava compondo por achar que a música não estava boa o suficiente)
[Costumo escrever tudo o que acredito precisar mudar no meu ser ou nos meus hábitos aqui]

DUPLIQUE A SUA PRODUTIVIDADE E GANHE MAIS TEMPO E DINHEIRO

Agende um Coach-Training em Produtividade presencial

Quero ter uma alta performance

Sobre o autor - newryo

Consultor-Coach de Desenvolvimento Pessoal. Interessado em novos paradigmas sociais, espiritualidade, empreendedorismo e em formas de mudar o mundo.

0 Shares
Share
Tweet
Share
Pin