newryo

Consultor-Coach de Desenvolvimento Pessoal. Interessado em novos paradigmas sociais, espiritualidade, empreendedorismo e em formas de mudar o mundo.

Aprender melhor

Desenhando em 30 dias – Semanas 3 e 4

Dia 15 – 11/12/14 – Bocas e Orelhas

Para desenhar bocas, é preciso compreender a anatomia básica deste elemento. O formato do rosto segue o padrão de uma escada, sempre variando entre subidas e descidas, o que ocasiona uma diferenciação no sombreamento da boca. Tendo a iluminação superior, o lábio superior terá menos iluminação que o lábio inferior, que por sua vez, irá projetar uma leve sombra na cavidade entre a boca e o queixo.

O lábio superior é constituído ao centro por um formato de coração e é mais fino que o lábio inferior. Abaixo, o lábio inferior é mais arredondado e enxuto.

É importante lembrar-se de passar a ideia da curvatura do rosto, além da maciez e curvatura da boca. Ao lado, a boca termina em pequenas cavidades que deixam uma dobra em formato de feijão.

Como desenhar orelhas

Dentre os elementos do rosto, as orelhas são as de menor prioridade no rosto. O interior, por ter um padrão complexo, dificilmente irá passar a ideia de algo falso, além do fato do padrão mudar muito de pessoa para pessoa. Aqui, a prioridade foi apenas a de compreender o formato externo da orelha de acordo com os diversos ângulos, além do posicionamento de acordo com a angulação vertical da cabeça.

dia-15

Dia 16 – 12/12/14 – Gesture Drawing

Alguns gesture drawings só para perceber que ainda falta muito a aprender…

dia16

Dia 17 – 13/12/14 – Cabeça

Estudei neste dia a anatomia da cabeça e a disposição dos elementos do rosto que já foram estudados previamente.

Seguindo o esquema ilustrado, pude aplicar mais facilmente o esquema em qualquer ângulo possível. O segredo é simples: lembrar que a cabeça possuí diversas facetas, cada qual com sua própria angulação. Muitas vezes, ao desenhar um rosto, fazemos tudo como se fosse uma figura em 2d, ignorando que nas laterais do rosto encontramos outros ângulos e sombreamentos.

Para desenhar a cabeça com ângulos verticais diferentes, o truque é simples: a parte que está mais a frente será maior, enquanto que a parte ao fundo será relativamente menor. A diferença na proporção se altera de acordo com a quantidade de inclinação. O posicionamento dos olhos e orelhas em diversos ângulos é simples: as orelhas, por estarem próximas ao centro angular, sempre permanecem na altura do ponto médio da cabeça. Já os olhos e os outros elementos irão seguir a angulação do rosto.

dia17

Dia 18 – 14/12/14 – Gesture Drawing

Tentando melhorar no gesture utilizando menos traços perdidos. Ainda muito a melhorar….

dia18

Dia 20 – 15/12/14 – Cabelos!

O treino de cabelos começou no dia 17 e foi até o dia 20. Foi difícil começar a compreender a lógica por trás do desenho de cabelos.

Por ser uma forma muito complexa, é necessário resumir bem a informação. Isto pode ser feito em três simples passos:

1. Faça grandes agrupamentos de cabelos. Os agrupamentos devem resumir um bloco de cabelo com um dado movimento e caminho.
2. Pense em 3d através do sombreamento. Partes mais próximas da luz ou do observador costumam ser as mais iluminadas.
3. Aplique texturas. Nunca faça um traço qualquer nos cabelos. Cada risco deve seguir a angulação e movimento do bloco de cabelo. A melhor forma de fazer isto é começar pelas áreas escuras e delimitando cada bloco de cabelo. Depois, é possível determinar as luzes e aplicar um sombreamento para preencher os tons médios de cinza, finalizando fazendo leves traços que indicarão a textura do cabelo.

É importante lembrar que os cabelos não devem ficar muito restritos a um shape básico. Os cabelos costumam desfazer as formas em suas extremidades.

dia-20

Dia 21 – 16/12/14 – Cenários

No dia 21 começou um breve estudo sobre cenários. Inicialmente, comecei copiando alguns desenhos para tentar compreender melhor as lógicas e deixar que meus instintos me guiassem na reprodução das imagens.

dia-21

Dia 22 – 17/12/14 – Árvores, e praia

Depois de ter feito desenhos gerais, decidi começar aprofundar em cada elemento. Estudei o desenho de árvores, água, areia, céu e nuvens. Por ser um tema extenso demais, ficou claro que é preciso estudar cada elemento muito bem em particular, algo que não faz parte das metas desse aprendizado. Cada árvore, por exemplo, possui diferentes formas, texturas e padrões.

dia22

Dia 23 – 18/12/14 – Novamente, linhas de ação

Para tentar melhorar a expressividade das posturas, comecei a treinar as linhas de ritmo e ação. Comecei a pegar algumas expressões em cartoons e fazê-las em cima de linhas fortes e bem definidas, compreendendo melhor as intenções em cima de cada ação.

Encontrei dois links que me ajudaram nessas questões:

http://design.tutsplus.com/tutorials/quick-tip-the-line-of-action-make-your-character-poses-more-dynamic–vector-5554

dia23

Dia 24 e 25 – 19 e 20/12/14 – Estudo de roupas

Após 24 dias desenhando apenas modelos nus, eu já sequer fazia ideia de como aplicar roupas em cima de cada posture. Para melhorar, comecei treinando diversos tipos diferentes de roupa, tanto em modelos masculinos quanto femininos.

dia-24

Dia 26 – 21/12/14- Aprendendo outros estilos

Para não enferrujar muito o desenho de rostos, fiz alguns desenhos copiando outros desenhistas com um estilo legal.

dia26

Dia 27 – 22/12/14 – Figure Drawing

Para finalizar o aprendizado de desenho de poses, fiz estudos diferentes de gesture drawing.

Primeiro, copiei estilos de gesture drawing de outros desenhistas para ver se absorvia melhor a habilidade. Depois, comecei a desenhar de acordo com minhas capacidades. Primeiramente em tempos de 10 minutos e diminuindo gradativamente, de acordo com minha adaptação, acabando em desenhos de 3 minutos.

dia27figuredrawing

Dia 28, 29 e 30 – Sem treino

Como foram dias próximos do natal, acabei não conseguindo treinar.

O teste do aprendizado também acabou ficando para o começo de janeiro, então em breve criarei um post específico para isto!

Agora é com você

Complemente o assunto com a sua mensagem:

Compartilhar
Twittar
Pin
0 Compart.