Produtividade

3 Técnicas incríveis para acabar com a procrastinação

Eu sou um grande procrastinador. Digo, eu era um grande procrastinador, até encontrar estas três chaves mágicas da produtividade. Depois disso tudo tem andado muito melhor, então quero compartilhar com vocês em 3 simples passos:

1- Esqueça as metas. Foque no caminho

Sabe por que é fácil jogar video game, mas é difícil estudar para uma prova? Quando jogamos, não temos metas definidas em nossa cabeça. Apenas sentamos e jogamos. Nos preocupamos mais nos meios do que nos fins e isto é ótimo. Já quando vamos estudar, costumamos delimitar e planejar tudo para alcançar algum objetivo. “Devo estudar todo o capítulo”, “Vou estudar por 3 horas”, “Preciso passar na prova”.

É fácil focar no próximo passo. Difícil é manter sua força de vontade enquanto você só pensa em algo distante de acontecer. Se ainda assim não conseguir, procure uma forma de amar o processo todo. Torne a coisa divertida.

2- Pequenos passos

Duas horas de esforço pode parecer algo complicado, mas e alguns minutos?

Faça um acordo consigo. Invente um juramento sagrado incorruptível que simplesmente faça você se manter focado por alguns minutos.

“Juro em nome de Lord Helix que irei escrever por 20 minutos sem me distrair de forma alguma. Amem!”

Marque no seu relógio e faça o que tem que fazer nesse tempo. Esqueça do mundo. Esqueça das outras abas do seu navegador. Desligue seu celular. São apenas 20 minutos! Depois disso, você poderá experimentar o próximo passo.

3- Grandes prêmios e enormes castigos

Antes mesmo de começar a trabalhar, defina alguma premiação. Algo que provavelmente iria lhe tirar a atenção, como usar o facebook ou jogar. Desta vez, não defina apenas 20 minutos de diversão. Premie-se com 2 horas!

A cada ciclo, você terá que trabalhar no mínimo 20 minutos e poderá se divertir por 2 horas. Parece justo não?

Embora pareça muito tempo de diversão, lembre-se que em seu estado normal, você gastaria todas as horas enrolando, sem se divertir e produzir nada, ficando horas e horas tentando sair do lugar e sofrendo por não fazer nada. Um pouco é melhor do que nada. Fato.

O melhor desta técnica é que quando você se forçar por 20 minutos, verá que o esforço não foi tão ruim. É provável que, assim como eu, você também passe dos 20 minutos e se esqueça da premiação. Talvez você trabalhe uma hora e se divirta por duas, ou vá mudando as proporções com o tempo. Tanto faz. O que importa é dar o primeiro passo.

Mas e se você não cumprir seu juramento sagrado? E se você não respeitar o foco total? Caso a técnica não funcione, então defina algum castigo, como doar 50 reais para a caridade em cada falha, ou fazer 20 flexões. Mas lembre-se, tente respeitar o seu juramento, pois uma pessoa que só trabalha evitando punições nunca será uma pessoa de virtudes.

DUPLIQUE A SUA PRODUTIVIDADE E GANHE MAIS TEMPO E DINHEIRO

Agende um Coach-Training em Produtividade presencial

Quero ter uma alta performance

Sobre o autor - newryo

Consultor-Coach de Desenvolvimento Pessoal. Interessado em novos paradigmas sociais, espiritualidade, empreendedorismo e em formas de mudar o mundo.

1 Shares
Share
Tweet
Share
Pin